Aldeia Velha rumo à produção do Palmito Pupunha in natura

" A localidade já tem o plantio de mais de 70 mil pupunhas que estão sendo comercializadas nas pousadas, bares, campings e hostel"






Se Lumiar vem investindo na plantação de flores de corte, e conta com mais 200 produtores de Nova Friburgo para se tornar a referência nacional no plantio de flores, Aldeia Velha vem se destacando na produção do palmito de pupunha, que até 2016 o município de Silva Jardim tinha uma reserva para a produção de 130 hectares de área destinada à colheita e produção. No ano passado houve uma colheita de 141 toneladas de palmito, que representa um rendimento médio de 1.085 quilogramas por hectare. Este investimento rendeu aos produtores o valor de aproximadamente 1 milhão de reais, que tem sido revertido para a produção de mais palmito pupunha. Segundo o produtor de palmito pupunha in natura de Aldeia Velha, Liés Abide, o distrito de Bananeiras tem a plantação de 300 mil pés de palmito e sua produção é destinada ao beneficiamento em conserva que é realizado lá. No estado do Rio de Janeiro, Silva Jardim é aceito pela vigilância sanitária, e tem este know-kow da produção em conserva que requer qualificação profissional para sua produção. Liés vem investindo toda sua produção ao atendimento in natura por acreditar no mercado, que a cada dia cresce mais. Só em Aldeia Velha o seu produto tem encontrado uma boa aceitação através do comércio local, pousadas, bares, hostel camping. Liés informa que o próximo passo de sua produção será o mercado do Rio de Janeiro onde está buscando contatos com restaurantes, lojas de produtos naturais e feiras. A sua produção é de 70 mil pés de pupunhas e se destina à comercialização in natura. 
Aldeia Velha criando pratos saborosos de palmito in natura 
Liés nos informa que o palmito pupunha por ser de boa durabilidade é, assim, de melhor comercialização in natura. O produto oferece uma boa qualidade alimentar, em Aldeia Velha. Várias pousadas e bares têm investido na criação do pólo gastronômico que tem em seus cardápios o palmito de pupunha, que é comercializado na propriedade de Liés. Alguns dos pratos deliciosos são: o palmito na casca, que pode ser encontrado no bar Far west, o creme de palmito, que está sendo comercializado no Camping Hostel, o macarrão e a lasanha de palmito, que são servidos na Pousada Estrela Dalva. O objetivo de Liés é ampliar o negócio na produção alimentar, com base no palmito. Ele está montando o espaço apropriado para que possa atender com melhores condições aos novos clientes que queiram utilizar o Palmito In Natura como produção alimentar. 
O plantio da pupunheira, além de ser um eco-negócio, é também geração de emprego e renda. Na localidade de Silva Jardim, existem 1 mil produtores entre pequenos, médio e grandes, que investem em 2 ou 3 empregos na produção. Neste sentido, são aproximadamente, três mil empregos diretos e outros indiretos que sai da produção. 


Cultura da festa da Pupunha 
Com 600 mil pés de plantação, o município se destaca pelo volume produzido de palmito e já realizou cinco edições da festa. Na primeira edição, houve até cozinha instalada no coreto da Praça dos Namorados, onde eram preparadas as refeições. O destaque da pupunha é sua vantagem ecológica em relação aos outros palmitos. Além de ter zero calorias, consistência macia e conter muitas fibras, a pupunha brota em floresta plantada de manejo. O corte não mata a árvore, e em seu lugar duas a três novas árvores crescem rapidamente, de forma perene. 
Mapa de cultura RJ 2013
Como adquiri o Palmito Pupunha in natura 
Através do Sistema de Entrega para o Rio de Janeiro pelo celular: (22) 998124-6928 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Laguna de Araruama é a principal referencia da Região dos Lagos

COMUNICADO DA PREFEITURA DE MARICÁ

CARNAVAL DE ARARUAMA: BLOCO DA ROLA CANSADA