Morre, aos 72 anos, o cantor e compositor Moraes Moreira


Moraes Moreira morreu nesta madrugada (13), deixando um legado musical que marcou a história da MPB no século XX e que, ainda hoje, segue tocando gerações.
No verão de 2014, Moraes, fez uma apresentação em Arraial do Cabo, sendo este um momento muito importante para a música e a cultura na Região dos Lagos. No show do projeto “Verão Musical” da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, Moraes Moreira cantou Pombo Correio acompanhado de milhares de pessoas na Praia dos Anjos e, claro, não poderia deixar de tocar o seu hino “Enquanto Corria A Barca”.
Ele foi uns dos nomes que revolucionaram, não só a música, mas também o comportamento e a liberdade de expressão no sentido de fazer arte. Em 1969 partiu da Bahia para o Rio de Janeiro e em seguida, junto com os músicos Baby Consuelo (Baby do Brasil), Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Galvão fizeram a banda “Os Novos Baianos”. A banda se fixou em um sítio em Campo Grande (RJ), onde lá constituíram uma comunidade Underground (ou Hippie) e compuseram um acervo histórico que mudaria a dinâmica da indústria fonográfica. Em 1975 os Novos Baianos encerraram seu trajeto. Com o fim dos Novos Baianos, Moraes Moreira seguiu carreira solo e fez dezenas de músicas sucesso e outras centenas de músicas que seguiram tocando na rádio. Como ele dizia: “mas agora além da internet”. 

foto de Nelson Kenji Osanai 
gentilmente cedida por Elisa Villiani que estava na hora certa no lançamento do livro de Gilberto Gama no dia 29 de novembro de 2018 no "Rei do Bacalhau" Gávea Rio de Janeiro     
por Celio Pimentel     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Laguna de Araruama é a principal referencia da Região dos Lagos

COMUNICADO DA PREFEITURA DE MARICÁ

JORNALISMO DE ARARUAMA FAZ 100 ANOS 1920 / 2020